Saúde

Chapecó volta a ter fila de espera por UTI Covid

Foto: Reprodução

A região de Chapecó, no Oeste catarinense, voltou a registrar fila de espera de pacientes com Covid-19 aguardando por leito especializado. Nas últimas semanas, a fila era considerada zerada, o que se manteve até domingo (6). No entanto, segundo o governo estadual, voltou a ter pessoas esperando por vaga: duas na segunda (7) e cinco na noite de quarta-feira (9). A taxa de ocupação geral nos hospitais da região está em 98,12%. Se considerados apenas leitos adultos Covid, a ocupação está em 100%. Houve também aumento no número de casos ativos da doença (veja mais abaixo).

Além do Hospital Regional do Oeste, que fica na cidade de Chapecó, também integram a região Grande Oeste com disponibilidade de leitos de UTI os hospitais São José, de Maravilha, Regional São Paulo, de Xanxerê, e Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Segundo dados do governo estadual, na noite de quarta, os quatro estavam com 100% das UTIs adultas Covid ocupadas.

Para outras doenças, as unidades também estão cheias, com exceção do Regional do Oeste, que tem duas vagas de UTI adulto. Se comparado com o início do mês de junho, houve aumento da taxa geral de ocupação nos hospitais da região. Em 1º de junho, a ocupação geral era de 97,6%. Na quarta foi para 98,12% Tanto em 1ª de junho quanto na noite de quarta(8), a ocupação em UTI Covid para adulto era de 100%.

Em todo estado, há 41 pessoas à espera de UTI, sendo o maior número do Norte e Meio-Oeste. A taxa de ocupação de UTIs adulto Covid em Santa Catarina é de 97,2%. Desde o início da pandemia, são 994.125 diagnosticados, sendo que 15.798 morreram. Atualmente são 22,1 mil casos ativos.

Fonte: G1 SC

Leia também:  >> Mulher morre em acidente envolvendo três veículos na SC-492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante

 

hro  |  leitos de uti  |  saúde  |  pandemia
Voltar

Acompanhe nas redes