HEMOSC alerta para estoques baixos de sangue O+ e O-
Estoques de sangue O+ e O- estão abaixo do ideal em Santa Catarina; chuvas também reduziram o número de doadores nas unidades
16/09/2026 18:18
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) reforçou o chamado à população para a doação de sangue, principalmente das tipagens O positivo (O+) e O negativo (O-), que estão com os estoques abaixo do nível ideal.
Nas últimas semanas, a quantidade disponível desses dois tipos sanguíneos tem oscilado entre os níveis reduzido e de alerta, aumentando a necessidade de novos doadores para garantir o atendimento aos pacientes nos hospitais de Santa Catarina.
Segundo o HEMOSC, a redução no número de doadores tem sido influenciada também pelas condições climáticas. As chuvas intensas registradas em diferentes regiões do Estado dificultaram o deslocamento de parte da população até as unidades de coleta.
Mais desta categoria
Onde doar sangue em Santa Catarina
O HEMOSC orienta que os catarinenses que estejam aptos a doar procurem uma das 10 unidades de coleta de sangue espalhadas pelo Estado. Os pontos de atendimento ficam em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Canoinhas e Tubarão.
O HEMOSC é responsável por cerca de 98% da coleta e distribuição de sangue em Santa Catarina. As doações devem ser realizadas mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelos canais oficiais do órgão.
Estoque de sangue do HEMOSC
De acordo com a atualização informada pelo HEMOSC:
- O-: nível crítico
- O+: nível de alerta
- A-: nível reduzido
- A+: nível reduzido
- B-: nível estável
- B+: nível adequado
- AB-: nível estável
- AB+: nível adequado
Os gráficos divulgados pelo HEMOSC não contemplam os estoques de concentrados de plaquetas e plasma.
Telefones das unidades do HEMOSC
- Blumenau: (47) 3222-9800
- Criciúma: (48) 3444-7410
- Chapecó: (49) 3700-6411 ou 6410
- Florianópolis: (48) 3251-9712 ou 3251-9758
- Joaçaba: (49) 3527-2219
- Joinville: (47) 3305-7524 / 7514
- Lages: (49) 3289-7011
- Tubarão: (48) 3626-7383
- Jaraguá do Sul: (47) 3055-0454
- Canoinhas: (47) 3305-7545
Quem pode doar sangue?
Os critérios para doação devem ser confirmados diretamente com o HEMOSC no momento do agendamento. De forma geral, o candidato precisa estar em boas condições de saúde, atender aos requisitos de idade e peso e apresentar documento oficial com foto.
Também é necessário observar orientações específicas antes da coleta, como alimentação adequada, descanso e restrições relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Para evitar deslocamentos desnecessários, a recomendação é consultar as regras atualizadas e agendar a doação antes de comparecer à unidade.
Fonte: SCC10