PRF flagra transporte irregular de 4 mil litros de biodiesel na região Oeste
Carga de produto perigoso era levada em veículo inadequado, sem documentação e sem os equipamentos de segurança exigidos; Ao todo, foram lavrados 25 autos de infração; Saiba mais:
17/09/2026 13:51
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na manhã desta quarta-feira (16), o transporte irregular de aproximadamente 4 mil litros de biodiesel na BR-480, em Chapecó.
Durante uma fiscalização de rotina, os policiais perceberam um forte odor de combustível vindo do compartimento de carga de um caminhão. Na vistoria, foram encontradas quatro bombonas de mil litros e dois recipientes de 100 litros contendo biodiesel.

Mais desta categoria
Segundo a PRF, os recipientes apresentavam condições precárias de conservação. Alguns estavam abertos ou sem tampa, além de haver derramamento e contaminação externa pelo próprio produto.
A carga também era transportada sem a documentação e os equipamentos de segurança exigidos pela legislação para o transporte de produtos perigosos. A documentação fiscal apresentada indicava a comercialização dos 4 mil litros de biodiesel por um posto de combustíveis de Chapecó.
Ao todo, foram lavrados 25 autos de infração, sendo 12 com base no Código de Trânsito Brasileiro e 13 conforme a regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O estabelecimento responsável pelo fornecimento do combustível também foi autuado.
A ocorrência foi comunicada às autoridades policiais para avaliação de possível crime ambiental relacionado ao transporte irregular do produto.
O caminhão foi removido para um pátio credenciado e permanecerá retido até que sejam regularizadas as condições de segurança e realizado o transbordo da carga para um veículo adequado ao transporte de produtos perigosos.
Fonte: Oeste SC Notícias, com informações da PRF