Geral

Cunha Porã comemora 63º aniversário neste dia 20 de julho

Município teve uma grande evolução, tanto na agricultura, como na indústria e comércio

Oficina Mecânica Weimer - 1966 — em Cunha Porã / Foto: Divulgação

Este ano Cunha Porã comemora 63 anos de emancipação político-administrativa. Apesar da emancipação ter se dado em 1958, a história do município teve início por volta de 1929, quando alguns colonos vindos do Rio Grande do Sul iniciaram a colonização, mas oficialmente se considera 1931 como sendo primeiro ano da colonização, pelo fato de nesta época ter sido derrubada a primeira árvore do local onde hoje está a cidade de Cunha Porã.

Alguns nomes se destacaram entre os pioneiros, como de Arthur Herbes e João Kolln, procedentes do Rio Grande do Sul, que exploraram a terra para ali se estabelecerem, seguidos de Johann Georg Salfner e seu filho Georg Albert Salfner, oriundos de Hindeland, Alemanha, assim como Guilherme Hochberger, que veio ao Brasil a mando da companhia colonizadora para receber e alojar os imigrantes.

João Kolln construiu, então, a primeira serraria e em 1932 Arnoldo Kolln empreendeu com um pequeno comércio de gêneros alimentícios. No mesmo ano foi fundada a primeira comunidade religiosa do município. A história com mais detalhes pode ser conferida no site https://www.cunhapora.sc.gov.br/.

A ORIGEM DO NOME

O “batismo” foi feito pelo engenheiro Carlos Culmey, então diretor da Companhia Territorial Sul Brasil. O nome seria, primeiramente, para uma nova povoação projetada pelo engenheiro em 1928, que ficava mais ao norte de Palmitos e era destinada aos imigrantes de origem alemã e religião evangélica. Este mesmo nome já havia sido utilizado por Culmey numa colonização em San Alberto, na Argentina, em 1919.

A EMANCIPAÇÃO

Em 21 de junho de 1958 foi sancionada a Lei Estadual nº 348, que emancipava Cunha Porã, criando o município, que foi instalado em 20 de julho do mesmo ano. Nesta data foi nomeado para chefiar o município, em caráter provisório, Bernardo Max Bartz, que voltaria à prefeitura em 31 de janeiro de 1973, desta vez como prefeito eleito.

DADOS DO MUNICÍPIO

O primeiro prefeito eleito de Cunha Porã foi Arnaldo Krambeck. Hoje, quem chefia o município é Luzia Iliane Vacarin, juntamente com o vice-prefeito, Rafael Augusto Böer.

Hoje a população estimada de Cunha Porã é de 10.671 habitantes (dados do Censo 2010). A principal atividade é o setor agrícola, onde concentra-se metade da população, com destaque para a pecuária de leite, suinocultura e avicultura, além da grande produção de grãos e outras atividades.       

No centro urbano, destacam-se indústrias de confecção de vestuário, moveleiras, beneficiamento de grãos e artesanato, além do comércio em geral que tem dado ao município importante contribuição.

HOMENAGEM

Não poderíamos ficar sem mencionar o orgulho que temos do município que escolhemos como sede do Jornal e Site Oeste SC Notícias. Um local promissor, de gente hospitaleira e que dá valor ao que temos de melhor: a união e o respeito.

Parabéns, Cunha Porã, por seus 63 anos de história! E parabéns ao povo cunha-porense, que é quem construiu este belo lugar e que ainda dá forças para a prosperidade do município!

Recebam a homenagem carinhosa da equipe Oeste SC Notícias!

 

história   |  emancipação   |  cunha porã 63 anos
Voltar

Acompanhe nas redes